13 de janeiro de 2010

Para praticar sobre a Raiz quadrada

A raiz quadrada é muito usada, por exemplo, quando andamos a trabalhar com o Teorema de Pitágoras.
Quando temos uma calculadora é fácil de descobrir a raiz quadrada de qualquer número - usamos a tecla com o símbolo e depois o número.
Quando o número é um quadrado perfeito também é fácil (bem, temos de saber a tabuada para vermos rapidamente qual é a raiz quadrada de um número).
Podes praticar o cálculo no caso dos quadrados perfeitos neste sítio (clica aqui). Escreve o número que achas que é a raiz quadrada do número que aparece e clica na tecla do ENTER e ficas a saber se calculaste bem.

E se não é assim? Como é que somos capazes de ter uma ideia de qual a raiz quadrada de um número?
Para estes casos é bom desenvolver formas de fazer estimativas. Uma forma é pensar em 2 quadrados perfeitos que sejam perto desse número (um maior e outro menor).
Um exemplo - quero saber a raiz quadrada de 35
- eu sei que 35 fica entre 25 (5 ao quadrado) e 36 (6 ao quadrado) - podemos escrever assim 25 < 35 < 36
- então a raiz quadrada de 35 deve ser 5 vírgula alguma coisa...
Acham que será mais perto de 5, 1 ou de 5,9????

Podes praticar o cálculo da raiz quadrada através das estimativas neste sítio (clica aqui). No caso da raiz quadrada do 92 podias pensar em 81 (quadrado de 9) e 100 (quadrado de 10). No exercício da imagem escrevias o 9 (na esquerda) e o 10 (no espaço da direita). Depois clica no botão SUBMIT


E se procurassem outras formas de calcular raízes quadradas ou de encontrar valores aproximados da raiz quadrada sem usar uma calculadora? Podem perguntar às pessoas mais velhas ou então pesquisar na net e depois contarem aqui nos comentários...

Sem comentários:

Enviar um comentário